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Foto do escritorJohnny Pessoli

Como Otimizar seu Plano de Marketing para Pet Shop

A análise RFM é uma técnica utilizada para analisar o comportamento de compra dos clientes e agrupá-los em segmentos com base em três fatores:

  • Recência (R): tempo desde a última compra do cliente

  • Frequência (F): número de compras que o cliente fez

  • Valor Monetário (M): quanto o cliente gastou em compras

Matriz com categorias de clientes com base na análise RFM
Matriz RFM

Com base na análise RFM, propomos as seguintes estratégias de marketing para a uma loja de produtos para animais de estimação:


 

Segmento de clientes com alta Recência e Frequência

Clientes que compram regularmente na loja são importantes para o negócio. Para manter esses clientes e incentivá-los a comprar mais, sugerimos as seguintes ações:

  • Oferecer descontos especiais para clientes fiéis, como cupons de desconto exclusivos para clientes que compraram mais de 3 vezes nos últimos 6 meses.

  • Realizar promoções especiais para incentivar compras recorrentes, por exemplo "Compre 5 itens de ração e ganhe o sexto de graça".

  • Enviar newsletters e e-mails personalizados para esses clientes, com recomendações de produtos que eles possam estar interessados com base em suas compras anteriores e até dicas de uso destes produtos.

 

Segmento de clientes com alta Frequência e Valor Monetário

Clientes que compram com frequência e gastam muito em cada compra são extremamente valiosos para o nosso negócio. Para manter esses clientes e incentivá-los a gastar mais, sugerimos as seguintes ações:

  • Oferecer programas de fidelidade, onde o cliente acumula pontos a cada compra e pode trocar por descontos ou brindes.

  • Oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor, a fim de incentivar o cliente a comprar mais em cada compra.

  • Enviar e-mails personalizados para esses clientes, oferecendo produtos complementares ou de maior valor para suas compras anteriores.

 

Segmento de clientes com alta Recência e baixa Frequência

Clientes que compraram recentemente, mas não fazem compras regulares, são uma oportunidade para aumentar a frequência de compras. Para incentivar esses clientes a comprar mais, sugerimos as seguintes ações:

  • Oferecer descontos para a próxima compra, como "10% de desconto na próxima compra se você comprar novamente dentro de 7 dias".

  • Enviar e-mails personalizados com recomendações de produtos complementares ou com base em suas últimas compras.

  • Oferecer um programa de fidelidade para incentivar compras recorrentes.

 

Segmento de clientes com baixa Recência e baixa Frequência

Clientes que não compram há muito tempo ou que fizeram apenas uma compra única não são clientes regulares e podem não estar cientes de toda a variedade de produtos que é oferecido. Para atrair esses clientes de volta e incentivá-los a comprar mais, sugerimos as seguintes ações:

  • Oferecer descontos especiais para o primeiro pedido, como "15% de desconto no primeiro pedido".

  • Enviar e-mails personalizados com recomendações de produtos com base em suas compras anteriores ou em produtos mais populares entre os seus clientes.

  • Oferecer um programa de fidelidade para incentivar compras recorrentes.

 

Com essas estratégias de marketing baseadas na análise RFM, seu negócio com certeza será visto com outros olhos por seu cliente, aumentando as chances de realizar novas vendas e de fidelizar seus clientes, tornando a sua loja de produtos para animais de estimação líder no mercado.

Se você ainda não está utilizando a análise RFM para impulsionar o seu negócio, considere experimentar a plataforma de análise RFM da Dactai! Com a análise RFM, você poderá entender melhor o comportamento dos seus clientes e criar estratégias personalizadas para cada segmento. Não perca mais tempo, assine um de nossos planos ou entre em contato conosco para maiores informações!



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